Criar um Site Grátis Fantástico
Importância dos Exercícios Fisícos
Importância dos Exercícios Fisícos

Facilidades do mundo moderno, stress, alimentação inadequada, falta de tempo e disposição. Todos esses fatores aliados a muitos outros induzem a um elevado grau de sedentarismo e ao desinteresse pela prática de exercícios físicos, o que compromete nossa saúde e bem-estar. Manter o organismo saudável hoje, prepará-lo para enfrentar a terceira idade com qualidade de vida e prevenir doenças está sempre entre os anseios de todos. É nessa hora que entra em cena a atividade física. 

Poucos sabem - até mesmo os médicos -, mas para qualquer que seja a doença existe um exercício que ajuda em seu tratamento e prevenção. É exatamente desse assunto que trata o livro "O Exercício como Terapia na Prática Médica", lançado recentemente. Segundo o especialista em medicina esportiva e um dos organizadores do livro, Mauro Vaisberg, adotar uma alimentação balanceada ou evitar hábitos nocivos não são medidas suficientes para prevenir certas doenças, sendo necessário incluir na rotina, a prática de exercícios. "Mas assim como para cada doença, para cada pessoa existe uma indicação diversificada de atividade física", ressalta. 

Para prevenir doenças do coração, por exemplo, ele recomenda a prática de exercícios aeróbicos. 



No tratamento e prevenção de diabetes, essas atividades não bastam. É preciso fazer também musculação, com pesos leves que variam de 1 a 2,5kg. Contra distúrbios reumatológicos, Vaisberg garante que um trabalho de relaxamento e meditação antes de fazer os exercícios auxilia o paciente. 

Já a artrose, seja no joelho ou no quadril, melhora quando a pessoa ganha massa muscular. Para isso, recomenda-se a prática de exercícios aeróbicos e um reforço muscular, conseguido quando se pedala sem carga. 

Mas o especialista alerta que um exercício feito erroneamente pode causar lesão. "Todo exercício, quando bem aplicado e no tempo certo, traz benefícios à saúde", afirma. Independente da doença e do tratamento, Vaisberg dá a dica: "o que é bom para tudo é o bom senso. Ter consciência de que deve praticar exercícios, mas na medida certa e sem exageros".


 prática de exercícios físicos envolve muito mais que estética, uma vez que são inúmeros os benefícios proporcionados a quem pratica algum tipo de atividade
01/06/2010 09:56  | Por Japão   
 
foto: adam tavares - ativo.com

A prática de exercícios físicos envolve muito mais que estética, uma vez que são inúmeros os benefícios proporcionados a quem pratica algum tipo de atividade.

Algumas pesquisas revelam que a prática de exercícios eleva o nível de alguns neurotransmissores no cérebro, responsáveis pelo nosso humor. Além de aumentar a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e baixa o hormônio do stress. Estas mudanças, na mente e no corpo, podem melhorar a ansiedade, depressão, nervosismo e autoconfiança, melhorando assim o humor.

Os exercícios físicos podem ser agradáveis e não precisam ser tediosos. Algumas combinações podem tornar a prática de exercícios bem mais prazerosa que se imagina, como se exercitar acompanhado de um amigo, atividades diversas e em grupo.

A prática de exercícios físicos é benéfica e recomendada para pessoas de diferentes idades, uma vez que até mesmo a caminhada, que é uma atividade mais leve de ser praticada, traz melhorias não somente estéticas, como de condicionamento para o praticante.

Aproveite essa dica e se exercite. Não importa a atividade, o que vale é praticar!

 

Todos nós sabemos como é importante fazer exercício físicoregularmente, quer para prevenir como para curar muitas doenças e também para ajudar a controlar o peso. Um corpo em forma torna-se mais saudável não só a nível físico - circulatório, respiratório, muscular, osteoarticular e imunitário - como também a nível psicológico reduzindo o stress e a ansiedade e ao mesmo tempo que melhora o funcionamento e o rendimento intelectual.
Um cuidado importante na hora de começar uma atividade física é avaliar a condição de saúde e os objetivos de cada pessoa. O profissional irá requisitar exames, como a avaliação cardiológica - que deve ser realizada por médico especialista - e a análise da composição corporal, para determinação do percentual de gordura, que servirá de base para definir que tipo de trabalho será proposto. "É fundamental ter em mente que cada pessoa reage de forma diferente ao mesmo estímulo".
Um acompanhamento individualizado possibilita a correta prescrição do treinamento e, consequentemente, resultados mais satisfatórios. O personal trainer irá indicar os exercícios adequados e acompanhar sua correta execução e evolução, sempre que necessário. "A realização de atividade física individualmente orientada, respeitando a tríade disciplina-dedicação-descanso, aliada a uma alimentação adequada, possibilita alcançar os resultados desejados.